COLABORAÇÃO

Publicada por Maverick | sexta-feira, dezembro 19, 2008 | 0 comentários »

A colaboração é um dos pilares da "Geração Web 2.0". Visa a inovação meteórica possibilitada pela criação de mais-valias. Em tempos não muito longínquos, o conceito de empresa envolvia obrigatoriamente um secretismo exacerbado. A comunicação entre os diversos intervenientes no processo de criação era nula, sendo os processos de decisão da responsabilidade total das altas patentes. Além disto, as empresas competitivas procuravam contratar os melhores investigadores e encerra-los intra-muros. Actualmente, a realidade é mais envolvente. O feedback de todos para a criação de um produto é fundamental. Os consumidores passaram a ser designados de prosumidores, pois a sua influência na concepção é cada vez mais relevante. A Internet permite uma circulação mais flexível e rápida do conhecimento. As empresas procuram contratar os melhores cientistas, mas sabem que as possibilidades de inovação são inesgotáveis. Milhares de investigadores de topo ambicionam colaborar em projectos de Investigação e Desenvolvimento (I&D). A WWW diminui distâncias.
As empresas mais influentes a nível internacional (ex: Procter and Gamble, Unilever, IBM, Microsoft, Amazon, Google)abraçaram este conceito com entusiasmo, porque perceberam, imediatamente, que seria a única forma de inovar rapidamente e, assim, obter mais-valias em relação à concorrência. Obviamente que estamos a falar de uma colaboração controlada. As empresas têm de guardar para si alguns dos seus segredos em áreas vitais.
No meu entender, é pena esta capacidade para colaborar não se manifestar, de uma forma mais ampla, nas sociedades. A ausência de colaboração é o principal obstáculo à evolução. Isto a nível nacional e internacional. Um exemplo excelente do que acabo de referir acontece na política. A colaboração partidária é nula. Assistimos diariamente à crítica destrutiva de todos os partidos da oposição. Sempre que é eleito um governo temos medidas diferentes, milhares de pessoas novas, retrocessos a todos os níveis, ou seja, recomeçamos quase sempre da estaca zero. Isto, no meu ponto de vista, porque o ser humano é fraco, ambiciona estatuto e cargos, visibilidade social, ambiciona o controlo. Controlo exercido sem a possibilidade real de serem responsabilizados posteriormente.
Será que a colaboração poderia desempenhar um papel importante em benefício de todos nós?

0 comentários